Câmara de Taió aprova projeto de Rua do Lazer

O mês voltado a uma programação para as famílias em Taió iniciou com uma novidade. A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que cria o Sistema de Vias do Lazer no Município. A proposta foi aprovada por todos os vereadores em segunda votação, durante a sessão realizada nesta terça-feira, 02 de agosto.

O projeto de iniciativa do vereador Ricardo Oenning (Kakai) permitirá que o Poder Público realize o fechamento de meia pista de ruas e avenidas, para o uso exclusivo de pedestres, animais de estimação e veículos não motorizados como patins, patinetes, skates e bicicletas.

A primeira via do lazer instituída no texto foi a Avenida Luiz Bertoli, no trecho entre o prédio da Prefeitura e o semáforo, no entroncamento com a Rua Evaldo Tomas Martins. “Esse é um projeto que já existe em algumas cidades e que tem funcionado muito bem, ele permite um espaço urbano para atividades físicas e de lazer em família, em dias e horários em que o fluxo de trânsito é bem menor”, declarou o autor do projeto.

O Sistema Vias do Lazer funcionará aos domingos e feriados das 8h até o meio-dia. A pista destinada para o lazer deverá ser isolada com cones e cavaletes, por meio da Secretaria de Obras e o Departamento de Trânsito do Município, o Demutran.

O texto dá autonomia para que o Poder Público possa futuramente determinar outras ruas em bairros diferentes, por meio de decreto do Executivo municipal.