Indicação sugere retorno da Secretaria de Agricultura à sede da Prefeitura

O retorno da Secretaria Municipal de Agricultura para o prédio da Prefeitura de Taió entrou na pauta da sessão da Câmara de Vereadores. A indicação (Nº 041) para que a estrutura administrativa da Pasta volte ao Paço Municipal foi apresentada pelo vereador Valdecir João da Cruz (Capilé).

Em 2019 toda a estrutura foi deslocada para a antiga sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), que fica no bairro Seminário. “A transferência para o Centro novamente facilitaria a vida dos agricultores, com a centralização dos serviços, pedido de blocos de notas, quitação de taxas, orientação técnica entre outros”, informa o vereador no documento.

O vereador Jair Alberto das Neves (Jinho) defendeu a indicação e citou também a dificuldade que alguns vereadores têm de deslocamento. “Compactuo com essa ideia, ficou totalmente fora de rota para os agricultores, alguns vem para o centro de carona, acho que foi uma decisão que no meu posicionamento não foi boa e também luto para que a Secretaria de Agricultura volte para o Paço Municipal”, reforçou.

Georreferenciamento para estradas rurais

Outra indicação voltada ao setor agrícola foi a do uso do aparelho de georreferenciamento adquirido pelo Município através do FINISA para realizar levantamento das estradas do interior e assim poder denominar os endereços com mais precisão.

A indicação (Nº 042), também apresentada pelo vereador Capilé, reforça que a medida vai facilitar até mesmo a localização de pontos turísticos através do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

No documento o vereador cita que Taió possui mais de 1000 quilômetros de estradas de interior e que metade da população taioense mora em áreas rurais. A malha viária municipal é de grande importância para o desenvolvimento do Município que tem na produção agrícola um expressivo comprometimento com a economia, o modal rodoviário é responsável por uma fatia considerável do transporte de cargas e também pela movimentação de pessoas”, justifica o vereador no documento.