Novembro Azul entra na pauta da Câmara

Mais Imagens

O Novembro Azul, mês mundial de prevenção ao câncer de próstata, esteve pautado na sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Taió, realizada nesta terça-feira (09). O médico Dr. Paulo Cunha participou da sessão e prestou orientações ao fazer o uso da fala na tribuna livre.

O médico que já teve a doença e passou por procedimento cirúrgico comentou alguns sintomas aos quais os homens devem ficar atentos, entre os sinais citados estão: dificuldade de urinar, sangue em esperma, sangue após urinar e gotejamento.

Segundo o médico, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) 67 mil homens foram diagnosticados com a doença em 2021. “De cada seis homens, um tem câncer de próstata. Eu fui vítima dessa doença e não quero que vocês passem o que eu passei”, alertou.

O diagnóstico precoce auxilia nos resultados de precaução e evita que a doença avance. De acordo com o médico não se deve protelar, pois a doença pode acarretar no aparecimento de metástases no pulmão, no cérebro, ou no intestino. “Se o câncer estiver só localizado, o tratamento é muito melhor, se faz uma prostatectomia radical, tira-se a próstata e se vive perfeitamente, não precisa quimioterapia, não precisa de radioterapia. Se o câncer estiver avançado, com linfonodos pélvicos aí precisa retirar esses caroços e partir para quimioterapia, é mais problemático. E se chegar metástase por todo o corpo, aí é preciso se apegar à fé, a espiritualidade”, informou.

Os homens devem procurar fazer consultas regularmente, o câncer de próstata pode ser descoberto através do exame conhecido como PSA, que é realizado através do sangue e através do toque retal. O médico fez um apelo para que os homens quebrem a barreira do preconceito aos exames. “O toque retal não tira a masculinidade de ninguém, não pensem assim homens”, declarou.

Outubro Rosa

Nos minutos finais de uso da tribuna, Cunha também aproveitou para fazer um alerta às mulheres para que fiquem atentas aos sintomas de câncer de mama. O médico lembrou que o autoexame é muito importante e um aliado no diagnóstico precoce. Entre os sintomas citados estão: surgimento de linfonodos nos seios, ou abaixo das axilas, ponta do seio para dentro, secreção, seios avermelhados com aparência semelhante à cor de casca de laranja. “O primeiro diagnóstico quem faz é a mulher. Identifique no começo, câncer de mama não é sinal de desespero, câncer de mama tem cura, procurem um médico”, concluiu.