Vereadores evitam extinção de cartório em Taió

A Emenda a um projeto de Lei Estadual, para a unificação de cartórios em Taió foi retirada de pauta na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Caso fosse aprovada a medida extinguiria o 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Taió, que hoje funciona em frente à Prefeitura.

O fato chegou ao conhecimento dos vereadores do município, que assim que foram informados, iniciaram um movimento com deputados estaduais de todas as bancadas os quais tem proximidade, para evitar que a proposta avançasse.

O vereador Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB) elaborou uma Moção de Apelo, para que o deputado Kennedy Nunes (PSD) recuasse da emenda que propôs. O documento teve a aprovação e a assinatura de todos os vereadores de Taió, inclusive da própria bancada do PSD, que se manifestou contraria a exclusão do 1º Tabelionato.

Os vereadores Peixinho e Jaci de Liz (PSDB) viajaram com o prefeito Almir Gusky a Florianópolis nesta terça-feira (27), o principal compromisso na capital catarinense foi a mobilização nos gabinetes para efetivar a derrubada da emenda.

Entre as forças políticas que atenderam a reivindicação e se mobilizaram internamente, estiveram os deputados: Marcos Vieira, Serafim Venzon e Vicente Caropreso do PSDB, Darci de Matos e Milton Hobus do (PSD), do deputado eleito Jerry Comper (MDB) que interviu junto ao atual presidente da Alesc, o deputado Silvio Dreveck (PP).

Na Moção de Apelo que foi protocolada no gabinete do deputado Kennedy Nunes, os vereadores ressaltaram que a medida seria um retrocesso, que o monopólio tiraria dos cidadãos da comarca a opção de escolha e iria onerar o Estado consideravelmente.

Após a pressão política feita pelos representantes de Taió durante a semana, a emenda foi retirada de pauta. O vereador Peixinho comentou a importância que o movimento teve no resultado alcançado. “Evitamos o retrocesso, seria um prejuízo muito grande para os nossos moradores e para o Estado. A opção de escolha dos taioenses e a livre concorrência entre os dois tabelionatos em nossa cidade estão garantidos”, comemorou.