Vereadores se reúnem com secretário regional

O secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral se reuniu nesta segunda-feira com vereadores e o presidente da Câmara de Taió que está no cargo de prefeito em exercício, para explicar como funcionarão as estruturas do Estado no município, após a oficialização do fechamento da Agência de Desenvolvimento Regional de Taió.

No encontro, Goral explicou que a intenção é manter o ritmo de atendimento à população do Vale Oeste, mesmo com o enxugamento da estrutura. “Vamos manter uma sede e deixar os postos principais, o que mais os municípios da região necessitam e fazer um plano de gestão”, afirmou o secretário regional.

Os vereadores Eduardo Poffo ‘Dudu’ (PSDB), Jaci de Liz (PSDB), Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB) e Klaus Dieter Diel (MDB) e o prefeito em exercício Tiago Maestri (PSD), reforçaram a importância de manter principalmente as regionais de Educação e Saúde, que integra também a Vigilância Sanitária, além do posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Hoje nós não podemos mais imaginar o Vale Oeste sem uma regional da Saúde, imagina um paciente ter que se deslocar até Rio do Sul, para buscar um medicamento do Estado. Assim temos exemplos na Educação e na busca por empregos no Sine”, exemplificou Maestri.

A ideia é que as estruturas de Saúde e Educação sejam mantidas, mesmo subordinaras a ADR de Rio do Sul. O vereador Klaus Dieter Diel, destacou a importância dessa proximidade com a secretaria regional de Rio do Sul, que agora passa a ser a responsável por todo o Alto Vale. “É importante à visita do secretário Ítalo, para que a gente saiba a quem vamos nos reportar a partir de agora e de que forma, nessas questões estaduais que envolvem o nosso Município”, frisou.

Outros temas também fizeram parte da reunião, como a questão da municipalização de trechos da rodovia estadual e até mesmo a possibilidade de diminuição da faixa de domínio. Alguns pedidos também foram apresentados ao secretário regional, o vereador Peixinho solicitou para que um dos veículos da ADR de Taió seja doado à Polícia Militar de Taió, para que possa ser adaptado e utilizado no patrulhamento realizado no Município. O vereador Jaci de Liz, também indicou a necessidade da aquisição de um caminhão para o Corpo de Bombeiros de Taió.