AMA Regional Taió começa a se organizar para início das atividades

A Associação de Amigos do Autista – AMA Regional Taió – esteve representada na Câmara de Vereadores de Taió. Duas integrantes da instituição usaram a tribuna durante a sessão ordinária para esclarecer um pouco da proposta. A entidade foi criada recentemente e se organiza para começar as atividades, que vão abranger pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos municípios de Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete e Santa Terezinha.

A presidente da AMA Regional Taió, Carla Balak esclareceu que a necessidade de criar a instituição surgiu para manter o atendimento aos autistas a partir dos seis anos. “Até os seis anos os autistas são atendidos na Apae, a partir dos seis anos eles não têm mais esse atendimento, então nos reunimos e decidimos montar a associação de pais e amigos dos autistas, AMA Regional Taió”, esclareceu.

A psicóloga da associação, Elaine Cristina Razini comentou que o objetivo é permitir a continuidade de atendimento para auxiliar no estímulo às crianças. “A Apae faz um excelente trabalho e nós precisamos dar continuidade a esse trabalho. O autismo tem três níveis, se uma criança nível 1 não for estimulada ela pode se tornar nível 2. Então ela precisa ser estimulada e sempre trabalhada. E a família também precisa ser trabalhada para dar uma estrutura e apoio para essa criança”, explicou.

A proposta da AMA Regional Taió é oferecer atendimento de saúde e educacional com psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e professores da educação especial. O trabalho é voltado para atender autistas a partir dos seis anos e não será apenas para crianças.

Um levantamento feito pela Associação apontou 120 crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista. A presidente da AMA Taió esclareceu que inicialmente não será possível atender toda a demanda. “A gente pretende atender entre 60 e 70 pessoas para começar, a gente não vai atender mais que isso. Vamos fazer uma triagem e ver as que mais vão precisar nesse primeiro momento. Vamos precisar de dois psicólogos, dois fonoaudiólogos e três professores de educação especial, os outros profissionais vamos colocar aos poucos”, informou Carla.

Reunião com prefeitos

Uma reunião entre os prefeitos dos seis municípios da região está agendada para o dia 19 de fevereiro, às 9h na Câmara de Vereadores de Taió. Na pauta estará a realização de convênios com os municípios para auxiliar no custeio da AMA. “As crianças que vão frequentar pagarão uma contribuição espontânea, mas isso não será o suficiente, por isso vamos precisar do apoio, a gente depende de convênio com as prefeituras”, esclareceu Carla.