Câmara de Taió aprova novo indexador de unidade fiscal

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei que modifica o indexador que corrige a Unidade Fiscal Municipal (UFM). A proposta encaminhada pelo Executivo coloca o Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como o novo indexador que fará a atualização anual.

Antes da modificação, o indexador utilizado era o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). Na justificativa, o Executivo argumentou que o IPCA se mostra mais compatível como termômetro que mede a inflação. Em 2020 o IPCA fechou em 4,52%, enquanto o IGP-M acumulado no mesmo período foi de 23,14%.

A medida aprovada por unanimidade pelos vereadores em primeira votação será submetida ainda a segunda votação e redação final, antes de retornar à Prefeitura para a publicação.

Atualmente em Taió, uma UFM corresponde ao valor de R$ 139,10 (cento e trinta e nove reais e dez centavos).