Câmara de Taió implanta sistema online para tramitação das propostas
Medida também vai permitir que as votações sejam realizadas através de painel digital
A Câmara de Vereadores de Taió se prepara para realizar toda a tramitação legislativa em sistema online. A medida visa diminuir o uso de papel, trazer mais agilidade na elaboração e assinatura de documentos e permitir a votação em painel digital. Com a novidade será possível elaborar pautas, projeto de lei, indicações, pedidos de providência, moções, requerimentos e até mesmo as atas, no próprio sistema.
Os vereadores poderão ter acesso aos documentos em tramitação para assinatura digital, através do celular, do tablet ou computador. A medida também vai permitir que a população acompanhe os projetos e pedidos em pauta em tempo cada vez mais real. Nesta semana, os vereadores participaram de um demonstrativo com a empresa Gedoc, de como os projetos serão protocolados, como farão as assinaturas digitalmente e como será o processo de votação.
O presidente da Câmara de Vereadores de Taió se pronunciou sobre a novidade, ele declarou que a Câmara de Vereadores de Taió estava ficando atrás de Câmaras de municípios de menor porte e precisava se atualizar. “Queremos diminuir o uso de papel, trazer a modernização para esta Casa Legislativa, estávamos muito defasados em sistema e em votações, quero avançar para 2030”, declarou Jaci de Liz em referência ao salto tecnológico.
A medida já está sendo implantada e deve entrar em fase de teste ainda em 2025 com a conclusão definitiva no início de 2026.