Crise no leite entra na pauta da Câmara de Taió

Vereadores aprovaram Moções de Apoio aos projetos criados para reduzir os impactos do momento difícil enfrentado pelo setor

Crise no leite entra na pauta da Câmara de Taió

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou duas Moções de Apoio a projetos de lei, que tratam de limitação, regras e até proibição da importação de leite em pó, para ser reconstituído como leite líquido. A crise no setor tem preocupado e desanimado produtores de leite na região.

As duas moções foram propostas pelo vereador Marcelo Gramkow (MDB) e contaram com o voto favorável e a assinatura de todos os vereadores taioenses. A primeira Moção de Apoio é para o projeto de lei federal nº 4.309/2023, de autoria da deputada federal Daniela Reinehr (PL), que trata sobre a reidratação e comercialização do leite, que é reconstituído como leite líquido. A proposta quer dar mais transparência, qualidade e fiscalização, de modo a assegurar que o produto reidratado atenda aos padrões sanitários e nutricionais exigidos.

O vereador autor das moções, lamentou que na Câmara Federal um projeto tão importante esteja parado há pelo menos dois anos. Ele destacou que alguns estados já tomaram providência própria e que Santa Catarina deve seguir o mesmo caminho. “O Paraná já proíbe a importação do leite em pó, então se o Governo Federal não tomar providência, penso que é coerente pelo menos o Governo Estadual tomar essa providência”, declarou Gramkow.

A segunda Moção de Apoio é destinada ao projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Oscar Gütz (PL) que busca proibir no território catarinense, a importação de leite em pó reidratado, para comercialização como se fosse leite líquido in natura, para consumo humano. “Muitos produtores têm a produção de leite como sustento, é o mercado, a farmácia do mês, porque é o dinheiro mensal que cai e a safra é uma vez por ano”, concluiu o vereador.

Câmara já manifestou apoio aos produtores

Em outubro, os vereadores Marcos Krueger (PL), Tardeli Vendramim (PL), Eder Ceola (PSDB) e Gilson Valentini (PSDB) apresentaram Moção de Apoio aos produtores de leite de Taió e da região, pela crise enfrentada no setor. O documento também foi aprovado e assinado por todos os vereadores que compõem o legislativo municipal. A importação do produto é apontada como um dos principais agravantes.


Mais Imagens