Especialista em Planejamento Urbano participa de sessão legislativa em Taió

Mais Imagens



A dra. Maria Helena da Rocha Paranhos, especialista em Planejamento Urbano, tem auxiliado Taió em ações de mobilidade e planejamento urbano. A vinda voluntária foi intermediada pelo Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em uma parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Nesta terça-feira (14) ela participou da sessão da Câmara de Vereadores de Taió.

Ao utilizar a tribuna, ela destacou a importância de se planejar o município e manter a capacidade do solo de absorver a água e minimizar os impactos do excesso de chuva. “Há a possibilidade de minimizar as questões de enchente através de um melhor planejamento urbano, de melhor uso e ocupação do solo, precisamos ter mais áreas permeáveis, mais verde na cidade”, declarou.

Esta é a segunda vez que a Dra. Maria Helena vem a Taió para auxiliar no planejamento. Atualmente ela reside na Alemanha e trabalha de maneira voluntária para uma entidade e tem auxiliado municípios catarinenses em planos de mobilidade urbana. Na tribuna, ela destacou a importância de se recuperar o que foi degradado nos últimos 40 anos e que tem contribuído para tornar os eventos climáticos cada vez mais extremos como chuvas, seca, frio e calor. “Arborização de calçadas, cidade mais atrativa, mais fresca. Gastamos dinheiro no passado para destruir a mata ciliar e agora temos que gastar dinheiro para refazer a mata ciliar de margem de rios, lagos e de várzeas”, explicou.

A concretização de resultados envolve uma mudança na rotina de todo o município, como concluiu a especialista. “As cidades hoje precisam de uma mudança radical de hábitos e comportamentos de todos, do gestor público como também da sociedade civil, todos nós precisamos mudar comportamentos”, concluiu.

A participação da Dra. Maria Helena pode ser acompanhada a partir dos 09min14s da sessão, que está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=io83hkVLQ5o .