Programa Caminhos do Campo é aprovado em Taió

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei que autoriza o Município a implantar o Programa Caminhos do Campo. A proposta foi apreciada em primeira votação, nesta terça-feira (12) durante a 8ª sessão ordinária de 2024 e contou com a aprovação de todos os vereadores. O texto será submetido a nova apreciação na próxima semana, com possibilidade de dispensa de redação final, para que a tramitação seja concluída de maneira mais rápida.

O programa foi criado em 2018 pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). A proposta tem o objetivo de fomentar o turismo rural, com roteiro de visitas e atividades realizadas em propriedades rurais existentes no Município. Só podem integrar o Caminhos do Campo as propriedades que estejam localizadas em área rural.

O Caminhos do Campo foi reconhecido como roteiro turístico por meio da Lei Estadual nº 18.636/2023. O programa segue a resolução nº 013/2022 da Amavi, a qual cabe à Associação e aos Municípios integrantes, o papel fomentar e divulgar o programa, inventariar as propriedades interessadas, planejar ações integradas e oferecer orientação e capacitação aos responsáveis pelas propriedades inscritas.