Vereador sugere auxílio no translado de calcário

A ausência do auxílio financeiro de R$ 450,00 para ajudar a custear o transporte de calcário aos agricultores em Taió fez o vereador Joel Sandro Macoppi sugerir uma alternativa ao Município. Nesta segunda-feira (08), ele apresentou uma indicação para que o Município auxilie com maquinário da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agricultura, para ao menos fazer o translado das cargas até as propriedades.

O vereador comenta que muitos agricultores optam por cargas maiores, que são transportadas por caminhões bitrens, veículos que não possuem condições de chegar até determinadas propriedades. “É muito difícil um caminhão desses chegar até as propriedades em virtude de estradas, pontes e acessos, são caminhões bastante pesados para a estrutura das estradas rurais”, informou.

A proposta consiste no depósito do calcário em pátios nas comunidades e que o Município auxilie no translado do mineral até as lavouras. A medida sugerida elimina o custo de um transporte e ameniza o impacto financeiro ao agricultor. “Então a sugestão é que as caçambas da Prefeitura façam o translado de pátios até as propriedades, isso já vai ser um alívio aos agricultores, de não ter que pagar por esse segundo transporte”, declarou o vereador.

O calcário é um mineral muito utilizado nas lavouras da região no preparo da terra para o início das safras. A aplicação do insumo ajuda a corrigir o solo e consequentemente melhora a produção agrícola.