Os vereadores estudantis de Taió se reuniram na tarde desta quarta-feira (16), para a realização da 4ª sessão do ano. A sessão marcou a volta dos estudantes ao plenário após o recesso escolar de julho. Os vereadores aproveitaram a tribuna para fazer reivindicações de diversos assuntos
Municipalização de escola
O presidente da Câmara Estudantil, Miguel Tamanini abordou a municipalização da Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen. Matriculado naquela escola ele questionou a medida. “Vamos ter só uma escola para de ensino fundamental para séries iniciais, uma para séries finais e uma para ensino médio. Como aluno, gosto de ter mais opções de escola para estudar”, disse.
Campeonato municipal
A realização do Campeonato Municipal de Futsal, que reuniu equipes em diversas categorias, também foi destacada. O vereador estudantil Matheus Fiamoncini Pianezzer destacou a organização. “Campeonato municipal bem organizado, sub-09, sub-12 e sub-14. Joguei esse campeonato, nosso time conseguiu a vitória, campeonato bom de jogar, espero que continue por mais tempo assim”, falou.
Já o vereador estudantil João Vitor Dias do Rosário enfatizou o empenho das equipes em fazer grandes jogos. “No adulto River e Ovemax fizeram um grande jogo, com o River campeão. No sub-14 joguei a final pelo Independente, também teve a final do veterano que a AABB ganhou, no sub-12 o time do Independente Juniors foi o campeão espero que esse campeonato continue durante muitos anos”, disse.
Estradas no Universitário e na Margem Esquerda
A condição das estradas foi outro assunto abordado pelos vereadores estudantis. O vereador estudantil Vinicius Tambosi falou da situação das estradas no bairro Universitário, onde mora. “Toda vez que tenho que ir para a escola, se chove fica muito liso, estrada de chão, já vi motoqueiro caído, tem um morro que é difícil de subir, lá tem uma fábrica de móveis, tem caminhão que traz a madeira e é ruim para subir aquele morro”, observou.
Já o vereador estudantil Eduardo de Souza Woelfer falou do trecho da Margem Esquerda. “Os dias que chove a estrada fica com muita lama, isso prejudica a passagem de carros, pedestres, ciclistas, caminhões, prejudica as indústrias, gostaria de pedir para colocar mais pedras”, solicitou.
Arborização
A vereadora estudantil Ana Luiza Matos Rahn aproveitou o uso da tribuna para tratar do plantio de mais árvores no Município. “Temos que fazer um projeto de arborização tanto nas escolas quanto na cidade. Como a gente mora em um vale, é muito abafado, nunca tem sombra e tem sempre um sol forte sem vento e acredito que as árvores iam ajudar a melhorar essa situação”, falou.
Tambores para fanfarra
A vereadora estudantil Eduarda Macoppi Alexandre solicitou tambores novos para a Escola de Educação Básica Hercílio Anderle, já que o material usado pela fanfarra da escola onde estuda precisa ser renovado. “Os da nossa escola estão bem velhos, alguns rasgados, não temos todos os tambores necessários para montar a fanfarra, ano passado pegaram emprestado. Eu queria pedir para mandar tambores novos, pratos, caixas, repiques e surdos estão furados e não dá para usar”, solicitou.