Vereadores se reúnem com prefeito de Taió

Mais Imagens



O presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Jaci de Liz e os vereadores Gilson Valentini e Marcos Krueger se reuniram nesta quarta-feira, com o prefeito Aristides Elói Valentini. Este foi o primeiro encontro oficial entre uma comitiva de vereadores e o prefeito.  A reunião foi no gabinete na Prefeitura e teve como tema, o reajuste salarial dos servidores públicos, que todos os anos é votado em janeiro, que é a data-base estabelecida por força de lei.

Em Taió, o indexador do reajuste do funcionalismo público é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), cujo acumulado dos últimos 12 meses foi de 4,77%. Este deve ser o valor de reajuste apontado pelo Governo, no projeto que virá para a Câmara de Vereadores. Existe a possibilidade de um reajuste acima da inflação, o chamado aumento real, que não é realizado desde 2020.

Em conversa com os vereadores, o prefeito sinalizou que os estudos estão sendo concluídos, para apresentação do projeto na próxima semana. O projeto deve apresentar o reajuste inflacionário e uma nova proposta será analisada para aumento real nos meses seguintes. O tema será novamente debatido na próxima terça-feira (21), quando ocorrerá uma nova reunião entre o prefeito e todos os vereadores para apresentação do projeto.

Como a data-base do reajuste é o mês de janeiro, o projeto de reposição salarial normalmente é a primeira proposta a ser apreciada na pauta da Câmara de Vereadores no ano para poder agilizar o fechamento da folha de pagamento nos departamentos de RH e Contabilidade.